como resolver problemas financeiros comuns

como resolver problemas financeiros comuns


Apesar da abundância cada vez maior no Mundo, a economia não está a conseguir equilibrar a balança entre ricos e pobres, por isso existem cada vez mais pessoas com dificuldades financeiras.
No entanto, muitas vezes essas pessoas são as únicas responsáveis por atingir essa situação.
Conheça alguns dos problemas mais comuns e como os pode ultrapassar:
  • Utilizar mal os cartões de crédito. A menos que saiba usar correctamente os cartões de crédito(e poucas são as pessoas que o conseguem fazer), não os utilize porque são uma bola de neve para aumentar as suas dívidas.
  • Não ter um fundo de emergência. Se vive de salário em salário, a qualquer altura pode sofrer um revés na sua vida que o vai obrigar a recorrer ao crédito e a acumular dívidas para suportar o seu estilo de vida. Veja como pode constituir um fundo de emergência.
  • Não ter seguro de vida. Pelo mesmo motivo que deve criar um fundo de emergência, não deixe que a sua família fique desprotegida se lhe acontecer alguma coisa. Este seguro de vida não deve ser da empresa, mas sim um seguro pessoal que possa ser utilizado em qualquer situação de catástrofe, esteja a trabalhar ou não.
  • Não fazer orçamento familiar. Se não sabe quanto precisa de gastar nas próximas semanas então está a viver no escuro. Aprenda a fazer um orçamento familiar e saiba exactamente quanto ganha e quanto gasta.
  • Não planear a reforma. Independentemente da sua idade, deve iniciar a preparação para a reforma. Quanto mais cedo melhor, porque pode colocar de lado menos mensalmente.
  • Não planejar a educação dos seus filhos. Como na reforma, não deixe para a última hora a decisão de colocar dinheiro de parte para que os seus filhos possam estudar no melhor estabelecimento possível. Assim que eles nascem comece a pensar nisso.
Os problemas financeiros atingem os que têm poucas habilitações literárias mas também os licenciados, mestrados ou doutorados. Não é o facto de ter um curso superior que o torna imune às dívidas, mas sim a sua inteligência financeira e capacidade para viver sempre abaixo das suas possibilidades.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.