Mais dicas para administrar seu dinheiro




Uma das tarefas mais complicadas que existem é se livrar das dívidas e guardar dinheiro, em busca da sonhada independência financeira. Mas como resistir às tentações e conseguir guardar dinheiro todos os meses.
Segue abaixo 10 dicas de especialistas em finanças pessoais de como guardar dinheiro.

Faça um orçamento

A dica fundamental para conseguir guardar dinheiro é anotar todos os gastos mensais, dividindo-os em categorias. Exemplo: Gastos com alimentação, lazer, aluguel, telefone, água, luz, TV a cabo, prestação do carro, título de clube. Dessa maneira, você conseguirá visualizar todos os “vazamentos” que levam o seu dinheiro aos poucos no mês e poderá cortar os que não forem realmente necessários.
A dica fundamental para conseguir guardar dinheiro é anotar todos os gastos mensais

Não espere receber aumento para poupar

O ser humano é exímio na arte de se adaptar. Portanto, adapte-se ao seu salário e poupe o máximo que conseguir dele. Não adianta esperar um aumento, pois você sempre irá esperá-lo e quando recebê-lo irá esperar outro e outro…

Não caia no cheque especial

Faça de tudo para não deixar a sua conta no vermelho, pois os juros do cheque especial são extremamente altos, chegando a próximo de 1% ao dia. Em último caso, se for extremamente necessário o dinheiro, peça emprestado para um familiar e pague-o assim que receber.

Quite suas dívidas

Se tiver dinheiro guardado para eliminar alguma de suas dívidas, elimine-as imediatamente. Negocie com a financiadora um desconto no pagamento antecipado (normalmente as financiadoras já tem esse desconto) e elimine a dívida.
Se você tem o dinheiro para pagar à vista, pague.

Pague à vista quando puder

Se você tem o dinheiro para pagar à vista, pague. Você verá como é mais fácil conseguir um desconto quando tem o dinheiro para pagar. Pagar parcelado é o mesmo que comprar e pagar um empréstimo ao mesmo tempo. Então faça sempre o possível para pagar à vista.

Pense e repense quando for comprar algo

Quando você estiver na vitrine de uma loja e algo o atrair faça a seguinte pergunta: “Isso é realmente necessário?”. Se a resposta for não, não entre na loja. Ao entrar na loja, os vendedores altamente treinados irão fazer de tudo para que você compre. Eles vão jogar com suas emoções até que você saia da loja com algum produto. Infelizmente não há treinamento para compradores, apenas para vendedores, o que deixa o cidadão normal sempre em desvantagem. Ou seja, não entre na loja.

Pague-se primeiro ao receber

Ao receber o seu salário, pague-se antes de qualquer outra conta. Ou seja, se você estipulou que todo mês vai guardar 200 reais, ao receber, guarde esse dinheiro para você e só depois disso pense nas outras contas e dívidas. Negocie com os outros credores, mas não negocie com você mesmo!
Ao receber o seu salário [...] guarde esse dinheiro para você e só depois disso pense nas outras contas e dívidas

Não retire dinheiro dos seus investimentos

Uma dica muito sábia de muitos especialistas em finanças é que não devemos retirar o dinheiro dos investimentos (ativos). Esse dinheiro em investimentos deve ser usado exclusivamente para servir de massa crítica para um cresimento contínuo, gerando rendimentos. Entretanto, é muito difícil resistir à tentação e não gastar o dinheiro investido. Mas acredite, pois essa é uma das dicas mais valiosas para guardar dinheiro e rumar para a independência financeira.

Acredite nos juros compostos

Os juros compostos são como uma lenda, muita gente ouve falar mas poucos acreditam. Isso acontece porque os juros compostos começam a funcionar realmente depois de muito tempo que você guarda dinheiro. Aí você começa a ver o dinheiro multiplicando-se rapidamente nos seus investimentos. Mas lembre-se que os juros compostos realmente existem e eles fazem o dinheiro trabalhar por conta própria, sem que você precise fazer muito por ele.
[...] pense em algo que realmente te motiva para guardar dinheiro e seja muito feliz

Motive-se

Para quê guardar dinheiro? Para ter uma aposentadoria antes de ficar velho? Para fazer a viagem dos seus sonhos? Pense no seu objetivo maior e agarre-se a ele! É só com uma auto-motivação que tudo o que está acima fará algum sentido para você. Então pense em algo que realmente te motiva para guardar dinheiro e seja muito feliz!

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.